segunda-feira, 2 de julho de 2007

cair à terra

depois de uns dias/semanas/meses de ausência, apetece-me hoje mudar o tom intelectometafísico deste blog e ressabiar com as simples coisas do dia a dia.
se há coisa que me irrita neste mundo/país/hospital é o mau uso dos elevadores. quantas vezes já estiveram à espera de um elevador no 2 ou 3 piso para subir e este pára para descer. olham e vêm o elevador cheio de pessoas. este desce até à cave e quando volta para subir vem exactamente com a mesma meia dúzia de pessoas. conclusão: meia dúzia de burros, queria ir do 4 para o 6 e em vez de esperar pelo elevador em subida, mete-se já a atrapalhar e desce para que ninguém lhe tire o lugarzinho. entretanto, e principalmente neste hospital, macas, doentes em cadeiras de rodas o simples plebeus como eu que só quero ir para uns andares acima, tem que esperar por mais uma voltinha sem necessidade nenhuma.
mas que raio de mentalidade de atrapalhar. até já estou a imaginar...
"ai o meu lugarzinho..."
"vamos já mãezinha, é melhor descer e subir garantindo já o lugar e atrapalhar a vida de 20 pessoas com mais direito que nós, do que esperarmos nós pela nossa vês..."
a seguir vão ao café e pedem "duas natinhas" por favor com "uma meia de leite".

mas que mania de não sabermos respeitar os direitos dos outros. parece que temos que estar sempre a f*der alguém com medo que ele nos f*da.

se virem bem, alguns simplesmente não entendem mas outros só o fazem pk acham que alguém que está num piso abaixo o vai fazer. e então é melhor prevenir...

será esta a base do pensamento nacional de que estar sempre na retranca? será que vem daki todo o clima de desconfiança em relação ao próximo?
ou a mania que os outros tem sempre cunhas?
a vontade de culpar sp alguém quando algo corre mal, ou simplesmente quando não sabemos?

no fundo, será que a origem de todas as frases desculpatórias/inculpatórias do tipo: "... ai e tal porque eles isto..." ou "...eles é que..." "...há aí pessoal que..." tem origem numa paragem de elevador mal resolvida?

secalhar foi na má vontade de um transiente de elevador que tudo isto começou...sacana! mirrou-nos as mentes por 40 anos!

1 comentário:

bez disse...

faz-me lembrar a conversa que tive no barbeiro há dias: actualmente, toda a gente joga na retranca... sempre com medo que o próximo o trame! passamos do "ajuda o próximo", para o "lixa-o o próximo, antes que ele te lixe a ti!"... enfim, é uma tristeza...