quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Cruzes Canhoto!

Canhotos do mundo.. UNI-VOS!

Vítimas de perseguições seculares, os canhotos nos seus 8% da população sempre causaram grande confusão aos seus amiguinhos dextros. Mas acordar com um sms de um dextro a informar-me que o meu próprio estado sinistro estaria relacionado com um gene mauzao não é, de todo, agradável. De facto, o LRRTM1 é o responsável pela inadaptação às fechaduras das portas, tesouras, abre-latas, cadeiras de tampo para estudantes dextros e outros afins.. Enfim.. Pior que tudo isto é a correlação que parece existir entre este gene e algumas patologias psiquiátricas de cariz maioritariamente psicótico. Obviamente que todos os canhotos do mundo deveriam ter direito a uma "pensão genética" pelo risco aumentado de toda uma panóplia de patologias tanto mais que é normal que a anormalidade do cérebro dominante leve um qualquer canhoto a passar-se da cabeça no fim dum dia de trabalho e chega a casa e tem que trinchar o perú. Perante tamanha discriminação sentida de forma comezinha no dia-a-dia, só nos resta unirmo-nos tanto mais que o nosso dia já aí vem. Sabiam que as dextras inclinam sempre a cabeça para o lado que não dá jeito nenhum para dar um beijo?

"A pesquisa sugere ainda que as pessoas canhotas são mais susceptíveis a uma série de problemas, como alergias, depressões, uso de drogas, epilepsia, esquizofrenia e insónias."

"Como, nós, canhotos bem sabemos, o mundo ainda é dos destros. Tesouras, abridores de lata, saca-rolhas, acessórios de computador, o alinhamento dos pedais dos automóveis e até colheres tortas para bebes são feitas para a mão direita, para além de existiram grande numero de superstições e questões religiosas que nos ligam ao mal. Tempos houve, não tão distantes assim, em que se obrigavam as crianças canhotas a não usar a mão direita. Eram tempos em que se receava a diferença. Aos esquerdinos colocava-se-lhes a mão esquerda atrás das costas, às vezes amarrada, e insistia-se para que comesse, desenhassem e escrevessem com a direita. Na escola, eram frequentes as reguadas e outros castigos. Nada mais errado: imagine-se o que seria obrigar um destro a usar a mão esquerda… Seria certamente muito penoso."

A discriminação linguística:
latim - sinister - significa "demónio".
italiano - sinistra - significa "esquerda". Em português sabes bem o que quer dizer sinistro...
romeno - bongo - significa "torto" ou "diabo".
inglês (termo escocês) - gawk-handed - significa "canhoto", mas gawk quer dizer "pessoa tola".
inglês (termo americano) - goofy é a pessoa que usa o lado esquerdo, mas também é usado para "pateta" e "trapalhão".
italiano - mancino - significa "canhoto", mas quer dizer também "pessoa desonesta"
francês - gauche - significa "esquerda", mas quer dizer também "pessoa desajeitada".
francês - gaucher - significa "canhoto".
espanhol - zurdo - significa "canhoto", e "ir azurdas" quer dizer "ir na direcção errada".
russo - levja - significa "canhoto", é também um insulto e veio da expressão no levo que significa "mau", "vil". Quer também designar um traficante do mercado negro.
polaco - lewo - significa "canhoto", é também algo ilegal ou proibido.
alemão - linkisch - significa "desajeitado", links quer dizer "esquerda"...

LeftHanders Day - 13 de Agosto.. Grandes festividades prometidas!

Sem comentários: