quarta-feira, 4 de abril de 2007

Uma paleta de cores

Cor é luz! Percepção óptica dos raios que um objecto reflecte, que penetra a pupila, atravessa a lente e pousa directamente na retina do olho. Estímulo para cones e bastonetes, que o tornam eléctrico e o fazem chegar ao occipital, onde ganha forma, e aos restantes córtices, onde ganha significado.

Tempero da realidade, em frequências e intensidades que variam em espectro contínuo do preto, ausência de luz que traduz o misticismo e o segredo, ao branco, cor da paz, da neutralidade, da pureza.

Existem em estado puro ou combinado. São puras o amarelo, que diz alegria, criatividade, energia, o ciano, cor da tranquilidade, da segurança, da clareza mental, e o magenta, que exprime paixão, combate e conquista.

Combinadas resultam em verde, a mais harmoniosa e calmante das cores, evocadora da esperança do equilíbrio e da vida, laranja, símbolo da tolerância, cordialidade e atracção, e violeta, a intuição, transformação, inspiração espiritual.

Imensidade de tons que derivam de uma pincelada mais forte de uma ou de outra, com identidades e efeitos muito próprios...

Prendamo-lo, Sr. Francesinhus, com esta paleta de cores para poder pintar um arco-íris de posts! :)

Os ressabiados deste blog desejam que o SEU DIA não seja passado a preto e branco!

Beijinho da menina e abraços dos meninos! :)

2 comentários:

KemoRessabe disse...

parabéns fredinhoooooo!!!!! clap clap clap és um boyola gigante mas eu gosto de ti na mesma ****

Francesinhus disse...

Snif, snif... Estou comovido e ainda bem que não sou daltónico!

Obrigados ao painel e o dia foi bem a cores mas o chegar a casa ao fim do dia e ver este post quase que foi como descobrir o pote de ouro no fim do arco-íris...

Bem hajam!