segunda-feira, 19 de março de 2007

Aos Homens que um dia serão Pais…

E se há pouco mais de uma semana o dia era d’elas, hoje o dia é, definitivamente, d’Eles!
Os meus sinceros cumprimentos aos Pais e filhos, maridos, namorados, companheiros, amigos, irmãos, primos… que um dia serão Pais! :P
Usando um formato similiar ao do post de 8 de Março, antes de tecer qualquer tipo de comentário, gostaria de deixar uma pequena resenha histórica acerca deste dia. (Para depois não dizerem que eu só pio sobre estatísticas… :P)

Foi em 1909 que uma norte-americana, Sonora Dodd, decidiu fundar um dia para homenagear ‘os pais’, em memória do seu próprio pai, que criou os 6 filhos sozinho aquando da morte da esposa. Este dia foi comemorado pela primeira vez na sua cidade em 1910, mas só foi oficialmente reconhecido em 1972, quando o Presidente Richard Nixon o fez publicar na legislação americana.
Em Portugal, celebramo-lo a 19 de Março, dia de S. José, mas este dia varia muito de país para país em data e significado. No Brasil, África do Sul e Austrália, por exemplo, festeja-se no segundo domingo de Setembro; na Alemanha coincide com o dia da Ressurreição de Jesus Cristo; na Argentina festeja-se no 3º domingo de Setembro; no Canadá e na Grécia celebra-se em Junho, nos dias 17 e 21 respectivamente. Na Rússia, não existe com a denominação de ‘Dia do Pai’, mas como ‘Dia do Defensor da Pátria’, a 23 de Fevereiro.

Voltando à nossa realidade, num presente marcado pelo descontentamento generalizado, até a parentalidade está em crise.
Também, mas não só, consequência das exigências profissionais e materiais de uma sociedade cada vez mais competitiva, a verdade é que os pais se demitem da responsabilidade de educar os seus próprios filhos. E faltam no que mais é básico para o estabelecimento dos alicerces de uma personalidade bem formada: regras, mimo e cuidado (no sentido mais delicado do termo).

A título de ilustração, reparem que as consultas de pedopsiquiatria estão atulhadas de crianças inseguras com alterações de comportamento. Vi tratarem a maioria dos casos de ‘hiperactividade’, que na verdade são mais ‘tentativas para chamar a atenção’, e enurese, com ‘abracinhos de chocolate e de morango 30 min antes de ir para a cama’.
Na porta ao lado, a pediatra da consulta de obesidade infantil não tem mãos a medir. Recentemente puseram duas bandas gástricas a uma menina de 7 anos com 90Kg e a um menino de 13, com 130Kg. Não havia suporte familiar para ajudar aquelas duas crianças a diminuir de peso; estavam já a desenvolver as comorbilidades próprias de ‘adulto’ associadas ao excesso de peso.
Curiosamente, na porta a seguir, na consulta de desenvolvimento infantil, multiplicam-se os casos de anorexias e bulimias nervosas. Segundo a especialista mais graduada da área, aparecem cada vez mais precocemente e a história é muito típica: a menina rechonchuda que tem uma irmãzinha mais nova, por sinal bem mais elegante, com quem os pais a estão constantemente a comparar; o resultado são anorexias gravíssimas a começar aos 8 anos de idade e que se prolongam durante a adolescência, para desespero de todos os que estão à volta.

E isto são exemplos simples que encontro no meu dia-a-dia… Se fosse professora queixar-me-ia que as crianças são cada vez mais imaturas, não têm sentido de responsabilidade e de autoridade, não se interessam pelas actividades… mais do mesmo!!

Termino este post com uma reflexão pessoal… As sociedades equilibradas e auto-reguladas constroem-se, pela modulação das mentalidades e pela estruturação adequada de sistemas de valores. Cabe aos pais (pai+mãe) o papel principal. As escolas, o ATL, a catequese, o karaté, a música, o ballet, ou as mil e uma coisas com que se entretêm os filhos devem ser complementos.
A responsabilidade de mudar os defeitos da nossa geração, no sentido de tornar o mundo melhor, está nos potenciais pais das gerações futuras... que somos nós!

Antes de se matarem a trabalhar para ‘lhes darem tudo’, lembrem-se que os estão a privar do que eles mais precisam…

PS1:. Aos Pais deste blog(uezinho):
- O recado também é para vocês! A criança nem um mês tem e vocês não lhe dão um bocadinho de atenção há dias!! :
Se tiveram tempo para a conceber, também têm que ter tempo para a fazer crescer!!

PS2:. Ao meu Pai:
- És o meu herói! :)

3 comentários:

McCap disse...

O papá e a mamã estão a ressabiar pesadíssimo na vida real, e deixou-te com a titi (ou será madrinha?). Com o estado da nação, se calhar um blog não chega e a gente faz-te um irmão.

Freddy disse...

Oh alter ego, entravas no Super-Pai?

alter ego disse...

Não... Ambos gostamos de manter a discrição!... ;)