terça-feira, 20 de março de 2007

Verdade ou consequência

Há qualquer coisa em mim que me faz detestar mentir. Não que não o faça mas sim que o deteste fazê-lo.
Não sei bem porquê. Nem o sei explicar. Mas hoje uma mentira que disse na recepção do meu ginásio pôs-me a pensar nisso.
Que raio de coisa são estes valores e os contra-valores que nos fazem pensar nestas merdices depois de termos feito tudo mal. E pior, ficamos a sentirmo-nos mesmo mal.
E quem ou o que nos fez não podia ter feito pior (ou melhor na sua imensa óptica)...

Canecos, acho que o caminho para o ateísmo começa mais ou menos assim... E pelo que conheço é mais ou menos irreversível...

3 comentários:

Estúpido disse...

....mentir na recepção do ginásio é a porta do caminho para a condenação divina, aliás, junto com o uso libertino do preservativo, é considerado um dos maiores flagelos da humanidade.

O facto de mentires, mesmo detestando faze-lo, mostra que gostas de te atormentar - a não ser que o faças por necessidade!... Se for este o caso, ou seja, se mentires por necessidade, seria esperado que o fizesses para o proveito alheio e assim mostrasses algum altruismo que justificasse em parte a tua atitude.

Ou seja:
a) Mentes para te atormentar;
b) És um mártir que provoca o seu próprio prejuizo moral que compensa com a hipotética felicidade alheia;
c) Utilizas o 'peso' de consciência como catarse do facto de estares a induzir alguém em erro para benefício pessoal ou alheio;
d) Hipóteses b) e c) estão correctas;
e) Nenhuma das anteriores.


Claro que esta análise vinda de um estúpido não é meramente válida, pelo qual poderias argumentar que eu sou um crápula e que, por este facto, não seria lícito o comentário que fiz - mas isto seria um argumento ad hominem e cairias numa falácia - para além de mentiroso serias falacioso!

...por outro lado é sempre bom saber que andas num ginásio e que cuidas da tua saúde!

Bem, vou tomar a medicação: há certas vozes que estão a falar mais alto....

Francesinhus disse...

Estúpido amigo, devias ter visto mais desenhos animados quando eras pequeno... Notoriamente não és uma pessoa feliz e a solução que diagnostico para ti não pode deixar de passar pela opção entre pores a tua língua nas tomadas eléctricas ou regares-te gasolina... Não te preocupes com o fósforo que esse fica por minha conta!

alter ego disse...

Realmente, Estúpido, continuas igual a ti mesmo! :P