quarta-feira, 28 de março de 2007

Extrema Direita

Há séculos que não escrevo, por motivos profissionais (quem bem que isto soa) e por andar a desenvolver a arte de bem ressabiar ao vivo e a cores. O post prometido acerca de regras vai ter de esperar por melhores dias, e já tenho até alguns outros que quereria postar, mas algo lido hoje não podia deixar de passar incólume.

Extrema-direita quer entrar nas secundárias e universidades

Assustador.

Já não nos chegava termos as JSD, JS, JP e JC a tentar minar o movimento associativo, agora também nos temos de preocupar com esses.

Assustador.

Haver gente suficiente que vote em representantes da extrema direita para porem sequer a hipótese de ganharem.

Assustador.

A representante do movimento ser aluna de medicina. Um dia será médica. O que dirá quando tiver de tratar um doente negro, cigano, indiano? Será objectora de consciência? Fará um ensaio clínico?

Assustador

Lido no dia em que ainda estou a digerir e tentar compreender a eleição do maior português de sempre. Ver o nosso antigo ditador eleito, principalmente com os votos das novas gerações, dá-me calafrios. Por muito que estejam desiludidos com o poder instituido, com os actuais partidos, com o estado da nação! Há coisas com que não se brinca. Imaginem o que era um concurso destes na alemanha com Hitler a ser o vencedor. Não me venham dizer que não é a mesma coisa. É exactamente a mesma coisa, mas à escala Portuguesa.

5 comentários:

Skywatcher disse...

Caríssimo ressabiante:
Permita-me inaugurar este seu espaço de comentários.
Parte A) O Associativismo.
O problema parte do facto de existirem ligações entre as juventudes partidárias e as associações de estudantes, sendo que estas servem como rampa de lançamento para pessoas dentro das juventudes partidárias e, mais tarde, dentro dos partidos. A tentativa de controle das várias associações de estudantes não é nova (como o sabes bem melhor que eu), e seria uma questão de tempo até que o espírito de "evangelização" das AEs se expandisse a todos os partidos políticos. Aqui caberá o tentar esclarecer os estudantes do que é uma associação de estudantes, e porque é que não é um departamento partidário. O simples facto dos estudantes da FLUL (soa estranho.. flul... foge a língua..) terem tido como opções de voto uma lista ligada ao PNR ou outra ligada ao PCP é, a meu ver, um problema ainda maior que os partidos às quais estão ligadas. Só há listas de partidos? E as listas de estudantes, onde estão?
O desinteresse geral dos estudantes pelo movimento associativo tem sido um factor potenciador para que os partidos fiquem a "brincar sozinhos".
Parte B) O PNR.
O PNR não tem expressão eleitoral. Anda junto dos fofinhos do partido humanista (que acham que todos os seres humanos são bons. São tão queridos que, na verdade, até me custa falar mal deles... a sério). A diferença está em que o PNR, como não consegue convencer ninguém na população em geral, resolveu usar uma nova estratégia. Como qualquer tentativa de um ideal nacionalista traz aos mais velhos reminiscências do fascismo, é rejeitado quase de forma reflexiva, mesmo não se apercebendo que os ideais do PNR são bem piores que o regime que vigorou neste nosso cantinho à beira-mar.
Desta forma resta-lhes a nova geração, a que não viveu a ditadura, habituada aos queixumes diários típicos do português sobre como a vida "está má", como isto "vai de mal a pior" e de que "o que fazia falta era outro Salazar". Ora, o povo português, como sabemos passa a vida nisto, o "triste fado", somos os queixinhas-mor da UE, para quem isto está sempre "muito mal" independentemente do quão mal esteja ou deixe de estar. O facto é que isto do queixume já é mais um desporto nacional que uma queixa "a sério". Por isso, a vasta maioria dos que dizem que era preciso outro Salazar, di-lo da boca para fora, como participante dos 100mts. barreiras no queixume, mas na verdade, e porque viveu esses anos, não deseja o regresso do antigo regime. No entanto, a nova geração, não viveu esses anos. E de tanto ouvir os mais velhos que "fazia falta outro Salazar" e que "isto nunca esteve tão mau", alguns, se calhar (imagine-se!) até podem vir a acreditar nisto que os mais velhos dizem. E esses, são os alvos do PNR, que encontram no discurso do partido pontos de lógica coincidentes com os queixumes que ouvem dos pais e família mais velha.
Com este cenário, o movimento do PNR é óbvio -> Escolas secundárias e Universidades, tentando caçar estas mentes mais confusas. Já há uns 2 ou 3 anos que se fala de propaganda do PNR à porta das secundárias, mas quando tal foi falado na comunicação social, o partido retirou. Agora parece ter-se reorganizado e adoptado a estratégia da propaganda pelo interior ao invés dos ineficazes panfletos à saída da escola. E assumem-no (o texto do público é claro, nas declarações da representante). Em relação à reacção a isto, ver ponto A.
Parte C) Os 41% do tio Salazar n'Os Grandes Portugueses.
Quanto a isto, vá lá que a histeria está a ser menor do que aquela com que eu contava. Acho que a comunicação Social se assustou, o que, neste caso, teve efeitos positivos.
As causas: 4 tipos de pessoas, na minha análise votaram em Salazar. O voto de protesto pela situação actual do país (totalmente parvo e desprovido de lógica, mas ocorreu, por isso, por muito que me custe, tenho de o incluir aqui), os fãs do Salazar (o voto honesto), os anti Álvaro Cunhal (que desataram a votar no Salazar quando ouviram que o Cunhal ia em 2º - reacção inversa aconteceu com os anti Salazar que desataram a votar no Cunhal), o voto organizado.
Ora foi, em minha opinião, precisamente este ultimo que influenciou a votação. Mas, para melhor expor isso, analisemos os números e comecemos com uma questão:
Vocês votaram?
Eu não. Meus ricos 60 cêntimos (+IVA) que me fazem mais falta a mim que à RTP.
Num universo de 10 milhões de pessoas, existiram 200 mil votos. Ou seja, votou 2% da população portuguesa.
Assim sendo, torna-se fácil um grupo bem organizado facilmente influenciar os resultados.
Contando com a dispersão de votos pelos restantes candidatos, um grupo bem organizado não teve grande dificuldade em fazer vencer um candidato.(como existiu, um amigo meu conhecia um dos responsáveis pela votação organizada no Salazar - simpatizante de extrema direita - e garante-me que essa organização atingiu o país todo. Sendo ele -o meu amigo - de esquerda como é, duvido que esteja a elogiar a capacidade de organização dos outros para os fazer ficar bem vistos).
Aliás, permitam-me refazer a contagem. Em média, cada português possui 1 nº de telefone fixo e 2 nºs de telemóvel. Assim, os 41% dos 200 mil votos resultaria (se a estatística não me falha) em 27 334 indivíduos. Nomeadamente 0,27% da população portuguesa que votou em António de Oliveira Salazar.
E faço estas contas para relativizar este resultado. A vastíssima maioria dos portugueses não votou. Dos que votaram, bastaria que os defensores do Salazar, mais os que não queriam que o Cunhal ganhasse telefonassem, e muito facilmente se atingiriam este números.
Por isso é que as votações/julgamentos televisivos são muito perigosos. Porque os números ganham toda uma importância que não têm, e parece que 41% dos portugueses votaram em Salazar,quando, contas feitas, a coisa pode facilmente descer aos 0,27%
Muita atenção ao que de facto se passou, e não ao que parece que se passou. Era óbvio que os grupos mais capacidade de organização e, porque não dizê-lo "obedientes" (extrema direita e comunistas [versão "pura & dura" - PCP]) seriam os que teriam maior votação, em relação aos outros candidatos que contavam apenas com o impulso voluntário esporádico dos portugueses a título individual.

Quanto à representante da JN... Hmmm.. não sei.. Covilhã é? Pah.. ouvi dizer que Serra da Estrela no inverno pode ser perigoso... }:]

Skywatcher disse...

Adenda:
O mesmo fenómeno se passou nos outros países. Na Alemanha, p.ex. o Hitler foi seleccionado para os 10 finalistas na dianteira da votação, mas a televisão retirou o nome dele da lista compulsivamente por causa dos protestos que estava a gerar, tendo sido substituído por outro nome.
Não duvido que a análise do fenómeno fosse muito coincidente com a que fiz acima para o caso português.

alter ego disse...

Excelente comentário, Sr. Skywatcher! :)

Skywatcher disse...

Obrigado caríssima Alter Ego,
Não que o autor do artigo no blog merecesse, mas.. enfim.

Mas não caro McCap, não fiz mais um comentário só para te insultar (embora fosse um motivo não só suficiente, como pertinente). Fiz um bocadinho de "trabalho de casa" sobre a representante da JN para o Ensino superior, para descobrir que para além disso acumula também, ao que parece os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretária e Tesoureira :D
Ou, se preferirem, a versão a sério: A JN é dirigida por 2 Coordenadores Nacionais e Coordenadores Regionais.
Coordenadores Nacionais eleitos (1): Rita Vaz, 23 anos
Coordenadores regionais (0): -

E ainda consegue estudar medicina. Esta miúda não vale por 2, vale pelo menos, por 5 :P

Francesinhus disse...

Este Skywalker é um bocado Hernanescosaraivesco mas dei-me ao trabalho de ler tudo... E tou como o Marcelo. Concordo em parte... E não concordo em parte...

Respondendo ao post: quem mais ganharia na Alemanha sem ser o Hitler, de facto a figura da história alemã? Não é uma questão de ser o melhor ou o que fez melhor ao pais mas sim o que mais se destacou, o que fez mais pessoas no mundo falarem sobre o seu pais devido à sua acção... Pelo menos entendo que este concurso signifique isso. Agora o Salazar ganhar em Tugal... Bem... Enfim... É Tugal e o tuga arrota sempre... Mas ponho todo o meu dinheiro como se o Cunhal n estivesse na lista, o Salazar nem em 3º ficava...

Qto aos PNRs e comp.lda, esses pseudo-xenófobos fazem as compras de natal nos chineses e passam a vida a comer no indiano... Tá tudo dito! Queres melhor ou queres com molho?