sábado, 17 de março de 2007

Teatro de marionetas

‘Todos numa espécie de mundo hieroglífico. A coisa real nunca era dita, feita ou sequer pensada, mas apenas representada por um conjunto arbitrário de sinais.’

Esta é a realidade social do final do século XIX descrita no filme ‘A idade da inocência’.
Um século depois, sem vestidos compridos de rendas e folhos, sombrinhas, chapéu alto ou jaqueta com lapela, mantemo-nos numa similar realidade de aparências, com ainda menos espaço para a inocência.
O culto do que é popular e do que está na moda, que significa muito mais do que a roupa que se veste, ou a música que se ouve, ou os livros que se lêem ou não, estão a assumir uma importância tão vincada no ‘estilo de vida’ de todos nóes, que indubitavelmente castram a individualidade, a criatividade, a personalidade.
Irrita-me ver toda uma geração ceder ao deslumbramento do que é mais acessório…
Irrita-me ver os meios de comunicação a fomentar a estandardização…
Irrita-me ver pais a educar os filhos no sentido do sucesso material e não no sentido da integridade emocional, racional e moral…
Irrita-me a corrupção das mentalidades com a generalização da conquista fácil, a qualquer nível…
Irrita-me este teatro de marionetas em que constantemente se ouve uma coisa em palavras e se lê outra nos olhares… fingindo-se acreditar…
Irrita-me que a sinceridade e a honestidade, connosco próprios e com os outros, sejam ‘desvantagem’ no fenómeno de selecção natural da espécie humana…

Não é que acredite em mundos perfeitos… nem que sofra de Síndrome de Wendy… Mas às vezes também me sinto um ‘patinho feio’…

Apenas um desabafo...

4 comentários:

alter ego disse...

Acima de tudo, irrita-me compactuar com tudo isto... de uma maneira ou de outra...

Estúpido disse...

eu entendo-te..... a mim irrita-me o pólen e os ácaros, fico com comichão no nariz e espirro muito!

É terrível! ...não sei se é síndrome de Wendy.... disseram-me que é alérgia ou renite... mas secalhar é Sdr. de Wendy....

Freddy disse...

Gostava q esses putos atulhados de Big Macs e telemóveis de 400€ e cheios de tendinites nos pulsos por causa das PS2 passassem um refinado quarto de hora cmg... Pq aos pais, o fogo do inferno aguarda-os...

E hj n digo mais nada pq estou mesmo cáustico!!!

Respira, caraças, 1,2,3...

alter ego disse...

:)