sábado, 3 de março de 2007

O Ressaibo

A título de apresentação, a criação deste blog surgiu no dia em que descobrimos que um dos nossos colaboradores não tinha ainda um blog. Ainda por cima, um gajo que emigrou momentaneamente, num programa de Erasmus (e toda a gente sabe que um blog faz parte do curriculum obrigatório de um Erasmus), para terras inimigas. Criámos-lhe o seu próprio espaço (que não tem tido grande sucesso) e surgiu a ideia de um blog comunitário da malta (passo o pleonasmo).

O nome escolhido, é um 'plágio autorizado' de um neologismo usado por uma amiga minha, boa ressabiadora, justificado pelo facto de ressabio ser uma palavra com muito pouca sonoridade (e muito de lisboeta) que não transmite o sentimento inerente à arte de ressabiar. Ressaibo soa muito mais áquilo que fazemos. Fica uma palavra, sonoramente, quase tão boa como badalhoca (que para mim é a palavra portuguesa que melhor exemplifica sonoramente o seu significado). Honra seja feita à Joana Xixona.

Sobre os intervenientes iniciais, somos todos uns ressabiados de primeira, leia-se gajos com um espírito crítico atroz, (quase) sarcástico, que não nos inibimos de ser a voz discordante em qualquer boa discussão. Mas as agruras da vida, as responsabilidade e os cargos de liderança obrigaram-nos a refrear a arte de bem ressabiar. O ressaibo. E vai daí, sentimos a necessidade de arranjarmos um espaço onde possamos esplanar a nossa arte, sobre a sua forma escrita. É certo que um bom ressaibo deve ser presencial, pois a arte contempla expressões faciais e tons de voz, ou mesmo gestos cuidadosamente escolhidos (como o dedo do meio levantado). Mas foi o que se arranjou. Com as novas tecnologias, com o avanço da banda larga, pode ser que o próximo projecto seja um audioblog ou mesmo um videoblog. A ver vamos.

Como bons ressabiados que somos, obviamente que precisávamos de arranjar (ou pelo menos tentar) uma voz dissonante dentro de nós próprios, alguém que ressabiasse conosco pelos nossos próprios Ressaibos. E daí vir o convite para a nossa alter ego. Ressaibo é obviamente negativo (assim é que tem piada), ressaibo de ressaibo (dupla negativa) é positivo. Criámos um áman (sem agá).

Numa sociedade que se pauta pela falta de responsabilização, pelo autoritarismo, pelo laxismo, material para ressabiar não vai haver falta.

Anuncio já o tema de arranque para o meu 1º post não apresentativo - Liderança, ou o príncipio de Peter.

2 comentários:

gobi disse...

Interessante. A primeira coisa que pensei quando vi o nome do blog foi no meu próprio nome académico e no quanto insististe para que "Ressabiatus" fizesse parte da extensa denominação praxística. Há coisas que não mudam. Ainda não mudaste o lado do disco???

Freddy disse...

Deixa-te de tangas, sempre foste um manso em todos os sectores da tua vida... Quem pensas tu que enganas, minha versão campónio-sindicalista da Amélie Poulain???

Enxerga-te, lava a cara e deixa-te... De badalhoquices!!!

PS - Quanto tempo vais escrever no blog? 22 dias?