quinta-feira, 8 de março de 2007

Homenagem aos 'Patinhos Feios', sem rosa ou vinho do porto…

Parece que sim… parece que hoje o dia é d’Elas. Como já foram consagradas ‘as filhas que um dia serão sogras como as mães’, sobretudo as ‘que têm boas mamas, bom rabo e carinha laroca’, faço eu a homenagem às restantes. Sempre tive um carinho muito especial por ‘patinhos feios’…

Antes de tudo, gostaria de deixar algumas considerações históricas sobre este dia.
Diz a lenda do Dia Internacional da Mulher que surgiu na sequência de uma greve, realizada em 8 de Março de 1857, por trabalhadoras de uma fábrica de fiação ou por costureiras de calçado. Ainda que veiculada por muitos órgãos de informação, não tem qualquer rigor histórico. Sendo uma história de sacrifício e morte, cai bem como mito.Em 1909, um grupo de mulheres socialistas norte-americanas reuniu-se numa jornada pela igualdade dos direitos cívicos, que estabeleceu criar um dia especial para a mulher, que nesse ano aconteceu a 28 de Fevereiro. Ficou então acordado comemorar-se este dia no último domingo de Fevereiro de cada ano, o que nem sempre foi cumprido.A fixação do dia 8 de Março apenas ocorreu depois da 3ª Internacional Comunista, com mulheres como Alexandra Kollontai e Clara Zetkin. A data escolhida foi a do dia da manifestação das mulheres de São Petersburgo, que reclamaram pão e o regresso dos soldados. Esta manifestação ocorreu no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), é o dia 8 de Março. Só a partir daqui, se pode falar em 8 de Março, embora apenas depois da II Guerra Mundial esse dia tenha tomado a dimensão que foi crescendo até à importância que hoje lhe damos.A partir de 1960, essa tradição recomeçou como grande acontecimento internacional, desprovido, pouco e pouco, da sua origem socialista.’

A 8 de Março de 2007, a condição da mulher é muito diferente em países desenvolvidos e países em desenvolvimento. E porque este é um blog para ressabiar e reflectir, não poderia deixar de abordar a temática da ‘violência contra a mulher’.

Ocorre das mais variadas formas, de acordo com a idade e a região do globo, sobretudo por razões culturais e religiosas. Contam-se as agressões durante a gravidez, gravidez sob coacção, discriminação em direitos e oportunidades, privação de alimentos, aborto selectivo por sexo, infanticídio feminino, abuso físico e emocional, assistência médica negligenciada, casamentos combinados, mutilação genital, abuso sexual, prostituição, homicídio.Segundo estudos da Unicef, “No mundo faltam cerca de 60 milhões de mulheres, que foram abortadas por serem seres femininos, assassinadas quando bebés pelo mesmo motivo ou morreram vítimas de maus tratos”.

Nas sociedades ditas desenvolvidas, já não faz sentido falar de desigualdade de direitos e oportunidades. Mantém-se o grave problema da violência doméstica, de que as mulheres ainda são as principais vítimas.
A título de exemplo, na União Europeia, estima-se que 1 em cada 5 mulheres é vítima de violência do companheiro masculino, mas alguns estudos indicam que esta percentagem seja da ordem de 1/3. Destes, apenas 5% dos casos são denunciados.
Segundo o Conselho da Europa, “a violência contra as mulheres no espaço doméstico é a maior causa de morte e invalidez entre mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro, acidentes de viação e até a guerra”. Cerca de 25% de todos os crimes violentos foram praticados por um homem contra a sua mulher ou companheira.
Em Portugal, os números têm vindo a aumentar: 11.162 queixas em 2000, 12.697 queixas em 2001, 14.071 queixas em 2002 e 17.427 queixas em 2003. Destas, mais de 61,5% são retiradas e apenas 6,6 seguem os trâmites legais previstos.

Além dos diversos programas desenvolvidos pelas autoridades policiais e judiciais, outros serviços públicos e de solidariedade social e mesmo ONG’s e instituições privadas têm prestado um bom serviço no sentido de informação, protecção, apoio psicológico, social e jurídico, acolhimento temporário das mulheres e filhos em casas abrigo. Ainda há muito a fazer!

Homens deste mundo e arredores, se gostam de mulheres, olhem-nas, não de cima… não de baixo… mas DE FRENTE!

Perdoem-me ‘as princesas’… hoje, sem rosa ou vinho do porto, eu presto homenagem ‘aos patinhos feios’…

5 comentários:

Estúpido disse...

...por preguiça do eu, peço a todos os interessados em saber a minha opinião sobre este assunto que se dignem a ler o meu comentário ao post anterior a este....

....aos não interessados brindo-vos com uma receita culinária para não desperdiçar o vosso tempo:

Lagartos
4 Ovos
250g de açúcar
600g de farinha
250g de margarina
raspa de 1 limão
1 colher de bicarbonato

e sim, a receita resulta! ...e não, nunca falo nas en(s)trelinhas....

Freddy disse...

Eu sou muito lésbico... Nunca conseguia fazer mal a uma mulher... Tirando a minha irmã, claro está, mas essa para mim tem bigode!

alter ego disse...

Ainda bem... Como diz o ditado, 'amor com amor se paga'! :)

McCap disse...

Para ti e para toda a gente.

Freddy disse...

Pode ter bigode mas lá de certeza não encontras mononucleose...